quinta-feira, 28 de abril de 2011


http://www.destinodosol.com.br/html/outras_atracoes/ecoturismo/ecoturismo_05/album/slides/38.jpg

Serra de João do Vale: Um potencial turístico a ser explorado

O Rio Grande do Norte continua seguindo o desafio de ampliar a atividade turística para o seu interior. Com a implantação do Roteiro Seridó, englobando, na primeira etapa, os municípios de Caicó, Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Jardim do Seridó e Parelhas, foram criados diferentes roteiros turísticos. Para este ano está sendo programada à criação de novos roteiros em outros municípios que fazem parte do Pólo Seridó. Dentre estes, está o de Jucurutu, o qual tem em seus limites territoriais a Serra de João do Vale, local com forte potencial para o desenvolvimento de diferentes segmentos turísticos.

A Serra de João do Vale está localizada entre os limites dos municípios de Triunfo Potiguar, Campo Grande e Jucurutu, no Rio Grande do Note além de uma parte que se localiza no município de Brejo do Cruz, na Paraíba. Nesta serra, o clima frio e agradável já é um convite para quem busca paz e tranqüilidade, porém associado a isso ainda é possível realizar atividades turísticas ligadas à natureza, tais como eco e geoturismo, turismo de aventura e turismo rural.

Atividades de Eco e Geoturismo na Serra de João do Vale podem ser desenvolvidas em virtude da fauna e flora ainda intactas em algumas áreas, bem como através do belíssimo potencial paisagístico que vem se apresentando como um importante fator de atração para o turismo. A região possui uma diversidade geológica exuberante, destacada pela presença de um relevo diferenciado, originado pela evolução de rochas cristalinas (granitos e gnaisses) e rochas sedimentares (arenitos no platô da serra). Além disso, é comum na área da Serra a presença de tanques naturais gerados através do intemperismo do granito, bem como grutas e furnas, formadas pelo colapso e desmoronamento das rochas graníticas. A presença de olho d água minando nas fraturas do granito, entre as rochas cristalinas e as sedimentares (Olho d água do Corrêa), serve também como atrativo natural.

Além das características anteriores, foram identificados vestígios de povos pré-históricos próximos a Serra de João do Vale, através de um sítio arqueológico (que encontrasse em fase de cadastramento), localizado próximo ao Monte do Areré. Neste sítio são observadas gravuras em baixo relevo nas rochas graníticas. Essas gravuras são correlacionadas àquelas associadas a Tradição Itaquatiara, bastante encontrada na região Seridó. Esse tipo de gravuras geralmente aparece em blocos ou rochas ao lado dos cursos d´água e às vezes, em contato com estes. São geralmente grafismos puros e sinais como tridígitos, círculos, linhas e quadrados. Acredita-se que a tradição Itaquatiara brasileira esteja relacionada ao culto das águas, devido à sua localização ao longo de cursos d´água ou caldeirões, locais onde a água fica retida durante o inverno.

O Turismo de Aventura pode ser desenvolvido através de atividades como ciclismo, escaladas, rapel e treckking devido a área em torno da Serra ser formada por uma variação de relevo bastante propícia para essas atividades. A riqueza da Serra poderia servir para se desenvolver ainda atividades náuticas aproveitando o lago formado pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, próxima a Serra de João do Vale.

A região também se enquadra perfeitamente no segmento do Turismo Rural. Vemos que as comunidades situadas sobre esta Serra têm características e paisagens essencialmente rurais, com os recursos naturais e culturais não muito degradados, que podem ser perfeitamente aproveitados para o desenvolvimento deste segmento do turismo.

O desenvolvimento da atividade turística na Serra João do Vale seria importante para diminuir a pobreza na região, e até mesmo para cidades próximas, que poderiam também ser beneficiadas com a implantação de um roteiro turístico que incluísse essa área. Poderia ser um atrativo a mais para a interiorização do turismo no Estado do Rio Grande do Norte, e uma opção de desenvolvimento para uma das cidades que tem essa área em seus limites.

A Serra de João do Vale está a uma distância de aproximadamente 270 km da cidade de Natal, o acesso pode ser feito através da BR-226 até Jucurutu, ou passando por triunfo potiguar e então se segue por uma estrada carroçável até a área da Serra

(fonte:destino do sol, jornalismo de turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário